O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB possui atualmente 4 (quatro) linhas de pesquisa nas quais os projetos do núcleo são implementados. As linhas de pesquisa foram pensadas de forma que abarcassem as várias demandas que circundam a temática afro-brasileira, entre as quais o combate ao racismo e aos diversos tipos de discriminação (de gênero, religiosa), políticas públicas , temas relacionados ao contexto local (relacionados ao Distrito Federal e regiões adjacentes) e temas com diálogos nacionais e transnacionais.

As cooperações com outras núcleos, grupos de pesquisa e entidades, dentro e fora do Brasil são fator importante para o desenvolvimento das ações do NEAB.  As linhas foram projetadas para dialogar de forma efetiva com os parceiros do núcleo, entre eles, destacamos o Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Políticas, História, Educação e Relações Raciais e Gênero - Geppherg/FE, e ainda outros núcleos que compõe CEAM.

Eixo temáticos

História da África e Cultura Afro-Brasileira

Esta linha de pesquisa tem como objetivo fomentar ações que visam suprir entre outras demandas  a implementação do Artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da educação, alterada pelas leis nº 10.639/2003 e 11645/2008, que determinam respectivamente o ensino de história da África e cultura afro-brasileira e o ensino de história e cultura dos povos indígenas nos vários níveis educacionais.

Dentro desta linha são incluídas, além de outros temas específicos,  as pesquisas sobre a História da África e afro-brasileira,  as diásporas negras, com relações transcontinentais que conectam as Américas, a Europa e a África, os impactos sociais, econômicos e políticos,  as religiosidades e culturas, buscando ainda a valorização da cultura africana e afro-brasileira.

Incluem também as pesquisas sobre os impactos das políticas públicas no enfretamento ao racismo e discriminações . A reserva de vagas para o acesso ao ensino superior e em concursos públicos também figuram como tema de análise, sendo necessário avaliar a aplicação e resultado de tais políticas.

Territórios, Memórias e Histórias do DF

A sistematização do eixo de pesquisa passou pelo diálogo interdisciplinar advindo do NEAB e GEPPHERG junto a integrantes  da Faculdade de Educação - FE/UnB, com a participação de diversos estudantes e pesquisadores que possuem atuação na Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEEDF.

O projeto parte da tensão entre território(s) e memória nacional, que privilegiam Brasília em detrimento de várias outras História(s) e memórias e compromete-se em evidenciar o perfil populacional de cada cidade e estudar com recorte de gênero, raça e classe, numa perspectiva interseccional.

Um dos pontos de partida se concentra nas vivências e experiências de quem vive  no DF e Entorno, em regiões "à margem" de Brasília, entre eles alunos matriculados na Secretaria de Educação do Distrito Federal, onde suas percepções de inclusão ou exclusão contrastam com uma narrativa do que é Brasília enquanto "capital federal".

Diversas outras questões são colocadas ao pensar os temas relacionados a raça, classe social, gênero e sexualidade, imbricados com os contextos geográficos, históricos e sócio políticos de cada região.

Quilombos: Territórios, educação e Soberania Intelectual

O acesso ao ensino universitário por integrantes de comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhos, indígenas e outros povos, trás possibilidade e desafios, um deles é a autonomia intelectual.

A linha de pesquisa propõe entre outros objetivos, concentrar pesquisadores e estudantes de oriundos destas comunidades, buscando na UnB aproximações e diálogos com os pesquisadores que trabalham com estes temas, com os/as  alunos/as  negros/as e procurando articular parcerias e cooperações com as entidades relacionadas, tais como: CONAQ, ABA, Fundação Palmares, CNE, MEC, Coletivo Verdade Negra, Quilombo - Diretório Central dos Estudantes Negros da UNB, entre outras possíveis.

A educação quilombola, com métodos e práticas próprias, insere-se neste contexto de soberania intelectual e práxis social, bem como os trabalhos que visam valorizar a cultura e religiosidade de cada comunidade, inclusive em regiões próximas ao Distrito Federal.

Políticas Públicas, Gestão e Educação: Interseccionalidade Raça, Classe e Gênero.

A linha em questão busca estudar as Politicas Publicas e Gestão, com foco na reflexão sobre Educação e Políticas Públicas em Raça e Gênero. Os trabalhos da linha se concentram em valorizar a diversidade, investigar e debater sobre as questões Educacionais relacionadas à Raça e Gênero no Brasil, a partir de suas várias escalas, desde o âmbito local ao contexto internacional. Busca ainda analisar as Políticas Educacionais para a diversidade, relações étnicos-raciais e gênero, destacando os papéis dos movimentos sociais e a luta contra as discriminações em suas várias formas.