O NEAB - Núcleo de Estudos Afro Brasileiros, criado em 1986, é um núcleo integrado ao CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, e tem como objetivo atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionados aos diversos âmbitos da temática afrodescendente e indígena, levando em consideração as relações étnico-raciais, de gênero e o contexto educacional, promovendo a igualdade a diversidade, o combate ao racismo e a discriminação racial.

 

 


OBJETIVOS GERAIS


Promover ações de Ensino Pesquisa e Extenção que sobre os temas de relações étnico-raciais, de gênero e o contexto educacional, promovendo a igualdade e a diversidade, o combate ao racismo e a discriminação racial.

 


Ampliar os estudos e ações sobre a legislação sobre Cotas no Ensino Superior (Lei n. 12.711/2012), e sobre as leis que visam a obrigatoriedade do estudo da história e cultura dos povos afro-brasileiros (10.639/2003) e do estudo da história e cultura dos povos indígenas (11.645/2008)

 

 


OBJETIVOS SECUNDÁRIOS


 Desenvolver pesquisas de cunho antirracista, antissexista e decolonial, sobre os africanos e seus descendentes e seus impactos históricos, sociais e culturais, procurando levar em consideração suas trajetórias diaspóricas, dialogando com as lutas dos povos indígenas.


 Promover ações de Ensino e Extensão que alcancem a comunidade e o ensino básico, tendo como um dos objetivos a capacitação.


 Agir nas esferas do Poder Público, participando de eventos, ações e projetos que visam a promoção dos direitos humanos e das causas do povo negro e indígena.


 Dialogar e trabalhar em conjunto com outras organizações acadêmicas, movimentos sociais e coletivos, dentro e fora do Brasil.