COORDENAÇÃO  
   
 

Antônio Marcos Moreira da Silva, Coordenador

 

Possui graduação em Comunicação Social / jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991), mestrado em Letras / Teoria da Literatura pela mesma (1997), doutorado em Letras pela USP. No EHESS, interrompeu seu doutorado na área de Epistemologia da Linguagem por motivo de falecimento de seu orientador em 2004. Foi professor de Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal do Piauí, professor de teoria da Comunicação pela Universidade Estadual de Minas Gerais/Funedi e pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é professor de Sociedade da Informação no curso Letras Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e Sociedade da Informação na Universidade de Brasília. Sua experiência na área de Letras, Comunicação e Epistemologia é aplicada principalmente na reflexão dos seguintes temas: alteridade, representação, técnica, escrita, língua e identidade nacional no mundo globalizado da sociedade da informação.

Unidade: IL - INSTITUTO DE LETRAS
Departamento: LET - DEPARTAMENTO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO
Nomes de citação: MOREIRA, Marcos. / SILVA, Antonio Marcos Moreira / SILVA, Antonio M M.

 

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6191585855165430 

 

 

PROFESSORES E PESQUISADORES  
   

Analúcia Sulina Bezerra

É doutora em regime de co-tutela em sociologia pela Universidade Federal do Ceará e em Anthropologia pela Universtié Lumière Lyon 2 com tese intitulada A irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Quixeramobim: identidades e sociabilidades. Atualmente é pesquisadora associada do Centre de Recherches et d'Études Anthropologiques (CREA), Lyon 2 e do Grupo de Estudos e Pesquisas Étnicas (GEPE-UFC).

 

Em 2012 ministrou curso sobre pensamento negro contemporâneo da Universidade de Brasília como professora temporária. Em anos precedentes, foi professora assistente da Sociedade de Ensino Superior (FIC) e professora substituta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras e antropologia histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, identificação e reconhecimento étnico, comunidades negras relações raciais e políticas públicas.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3255730315852344

 

 

 

  

 

Breitner Luiz Tavares

Possui graduação em licenciatura em ciências sociais, bacharelado, mestrado e doutorado em sociologia pela Universidade de Brasília. Nesse último grau de formação, obteve uma bolsa para dedicação exclusiva ao trabalho de pesquisa do International Felowship Program IFP da Fundação Ford. O pesquisador, tem doutorado sanduíche na Universidade Califórnia em Berkeley em Estudos Étnicos subsidiado pela Comissão Fulbright. Professor adjunto III na Universidade de Brasília, Campus FCE, onde atualmente é coordenador do curso de Saúde Coletiva.

O pesquisador é membro do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional - PPGDSCI Recentemente, foi pesquisador visitante na Universidade de Quilmes Argentina, pelo Programa Jovem Pesquisador Santander (de 01/2016 a 03/2016). Tem experiência na área de teoria sociológica. Além disso, tem pesquisas com ênfase em saúde coletiva, metodologias qualitativas, sociologia urbana sociologia da juventude. Atualmente tem pesquisado sobre juventude em situação de rua e sociabilidades urbanas.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3044520631590589

 

 

 

 

 

 

Cláudio Vicente da Silva

Possui graduação em HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E COMUNICAÇÃO SOCIAL pela Universidade de Brasília. Especializado em Direito Público, Gestão Educacional e Políticas Públicas. Tem experiência profissional na área de educação. Mestrado em andamento

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0654939087523209

 

 

 

 

 

 

 

Dayane Augusta Santos da Silva

Possui graduação (2009) e mestrado (2014) em História pela Universidade de Brasília. Atualmente, é doutoranda em História pela mesma universidade. Atua como professora de História no Instituto Federal de Brasília, campus Brasília (IFB), desde março de 2017. Foi professora de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Formosa, por dois anos e meio. Compôs o Núcleo Docente e estruturante do curso de Ciências Sociais do campus Formosa (NDE/IFG/FSA).

Tem experiência na área de História, com ênfase em História da escravidão no período colonial e História da África, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, inquisição, cultura e religiosidades afro brasileira, memória de quilombolas e história dos africanos no mundo atlântico.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0654939087523209

 

 

 

 

 

 

 
 

Deborah Silva Santos

Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT) - Lisboa/ Portugal. Mestre em História Social pela PUC/SP e Especialista em Museologia  Avançada pelo Instituto de Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atualmente Professora-Assistente da Universidade de Brasília - UnB, atuando no Curso de Bacharelado em Museologia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa - Museologia, Memória e Patrimônio do PPGCInF da FCI/UnB. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro - NEAB/CEAM/UnB. Áreas de pesquisas: Museu e Museologia; Identidade e Representação das Mulheres negras; Memória e Patrimônio Africano e Afro-Brasileiro.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0538222768633728

 

 

 

 

 

 

 

Edileuza Penha de Souza

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB, 2013), mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2005), graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 1994). Desde 2006 desenvolve pesquisas na área de cinema, com ênfase no Cinema Negro no Brasil e no Continente Africano.

Trabalha com Educação atuando nos temas: comunidades quilombolas, arte e cinema africano, cinema e cineastas negras, educação das relações étnico-raciais, formação de professores, Lei 10.639/2003. Professora da Universidade de Brasíli, leciona as disciplinas Pensamento Negro Contemporâneo (PNC) e Etnologia Visual do Negro no Cinema (ETNOVIS).

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5958884727540260

 

 

 

 

 

 

 

Ellen Daiane Cintra

Mestranda em Educação, na linha de estudos comparados, pela Universidade de Brasília (2016-2017), desenvolve pesquisas com foco na juventude, Ensino Médio, gênero e raça. Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade de Franca (2005) e especialização em Língua Inglesa pela Universidade Ibero-Americana (2009). Foi professora assistente de língua portuguesa na Loyola University Chicago (Chicago, USA) como bolsista da Comissão Fulbright (2009-2010). Tem ampla experiência no ensino de língua inglesa e portuguesa e atualmente é professora de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio na rede pública do Distrito Federal. Desenvolve projetos e atividades pedagógicas para a promoção do respeito e valorização da cultura afro-brasileira, empoderamento e combate ao racismo.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0957022853390465

 

 

 

 
 

 

 

 

 

Francisca Cordelia Oliveira da Silva

Doutora em Linguística (2009) e Mestre em Linguística (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB), área de concentração: Linguagem e Sociedade. Licenciada em Letras (1998) - Língua Portuguesa - pela Universidade de Brasília. 


Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB), Coordenadora Geral do curso da Licenciatura em Letras EaD da Universidade de Brasília, além de já ter atuado como autora, como supervisora e como tutora de disciplinas do curso. Desenvolve pesquisas em Análise de Discurso Crítica e em Leitura e Produção de Textos na graduação e na Pós-Graduação.

Possui experiência em Avaliações em Larga Escala desenvolvidas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) resultante da atuação, por quatro anos, como pesquisadora no órgão. Além disso, é membro do Centro de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica - CEPADIC; do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade - Nelis; da Associação LatinoAmericana de Estudos do Discurso (Aled); do Grupo de Pesquisa "Discursos nas Práticas Sociais", registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq, e do GT Práticas Identitárias em Linguística Aplicada, afiliado à ANPOLL. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/CEAM/UnB)

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5800939293124445

 

 

 

 

 

 

Joelma Rodrigues da Silva

Possui Graduação em Licenciatura em História (1989), Mestrado em História pela Universidade de Brasília (1995) e Doutorado em História pela Universidade de Brasília (2002). Atualmente é professora Adjunta A, na Universidade de Brasília-UNB, Campus Planaltina-DF, curso Licenciatura em Educação do Campo - LEDOC. Professora do Mestrado Profissional em Sustentabilidade para Povos e Terras tradicionais-MESPT, no Centro de Desenvolvimento Sustentável-CDS/UnB. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: genero, feminismo, mulherismo afrikana, familia.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0959716761792838

 

 

 

 

 

 

 

Joaze Bernardino Costa

Possui graduação em Ciências Sociais (1995), mestrado em Sociologia (1999) e doutorado em Sociologia (2007) pela Universidade de Brasília, durante os anos de doutorado, teve a experiência de fazer parte dos seus estudos no Departamento de Estudos Étnicos da Univesidade da Califórnia (Berkeley). Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em relações raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias decoloniais, pós-colonialismo, intelectuais negros, ação afirmativa, trabalho doméstico.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9455103902642220

 

 

 

 

 

 

 

Leandro Santos Bulhões de Jesus

Licenciado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/2006); mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional (UNEB/2009) e doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB/2013), com período sanduíche na Universidade de Lisboa (2011-2012). Por meio da parceria entre a Faculdade de Educação (UnB) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), tornou-se especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (2016).

 

É professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (PPGDSCI/CEAM/UnB), onde realiza o pós-doutorado. Tem experiência na área de História, com ênfase em ensino de História da África e da cultura afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: africanidades, angolanidades, culturas afro-brasileiras, Brasília e patrimônio histórico, memória, educação escolar quilombola, ensino e escrita da história, cinema e gênero. É pesquisador do projeto de cooperação científica (CAPES 2015 - 2016/ 2016 - 2018) "Leituras Cruzadas: África e interdisciplinaridade", entre o PPGDSCI/CEAM/UnB e os Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Agostinho Neto - Luanda/Angola.

 

Integra a equipe de pesquisadores/as do projeto de investigação NEVIS - Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-Colonial, do Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA), do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa).

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/1892221694481474

 

 

 

 

 
► Segunda Página ►